terça-feira, 25 de novembro de 2008

Engarrafamentos - Solução prática?

O trânsito de Aracaju caminha para o caos?

Excesso de veículos, maus condutores, avenidas estreitas.

Seis horas da tarde, cruzamento da Av. Rio de Janeiro com Saneamento, Aracaju. A cena do mar de veículos no qual a via se transforma é embalada ao som das buzinas apertadas por motoristas impacientes que apenas desejam chegar ao seu destino.

Neste e em outros diversos pontos da capital, todos os dias, o trânsito cada vez mais lento é reflexo da estrutura urbana da cidade, que não acompanha os milhares de novos veículos jogados às ruas a cada ano.

As avenidas são muito estreitas para muito carro, os motoristas de ônibus são muito imprudentes e não há mais respeito no trânsito. Enquanto isso a SMTT só sabe multar.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE), Aracaju possui uma frota que ultrapassa os 161 mil automóveis, correspondendo a mais da metade do total de veículos de todo o Estado (especificamente 51,3%). Ainda com base nos dados do Detran, uma média de 800 novos carros são lançados ao trânsito das ruas e avenidas aracajuanas mensalmente.

Se você já estava pensando que a única solução para isso seria comprar um helicóptero, ou até quem sabe um SKYCAR, está enganado.


Mobile Millennium - Redução dos engarrafamentos

A Nokia, em parceria com desenvolvedores da Navteq e da Universidade da Califórnia em Berkeley lançou em 10 de novembro de 2008 o Mobile Millennium, um projeto piloto público que coletará e estudará os dados de tráfego recebidos de dispositivos móveis habilitados para GPS.

A novidade utiliza o software gratuito Traffic Pilot que envia os dados e monta os mapas. Com ele, os aparelhos celulares podem ser usados para mapear as condições do trânsito, disponibilizando os mapas gratuitamente pela internet ou enviando para outros celulares, e guiar os motoristas para longe dos engarrafamentos.

O Projeto já recebeu o apoio do departamento de transporte americano e, caso seja adotado em larga escala, pode diminuir o fluxo intenso tanto em grandes vias quanto em pequenas estradas.

Baseado em parte nos resultados de um experimento anterior, a Nokia acredita que a comunidade de usuários com dispositivos móveis equipados com GPS pode reduzir o tráfego e a quantidade de tempo gasto na estrada. Ao fornecer informações em tempo real sobre o congestionamento do tráfego, ajuda os motoristas a tomar decisões mais informadas, como se deve tomar rotas alternativas, transporte público ou reprogramar a viagem.

Utilizando o paradigma de amostra de dados denominado “Virtual Trip Lines”, o sistema recebe informação de GPS de maneira anônima e segura dos celulares que possuem instalada a aplicação Java desenvolvida especificamente para este propósito, e também dos sensores de tráfego existentes na zona.

Depois, os dados dessas duas fontes são misturadas num único fluxo que é enviado para seu processamento e difusão em tempo real. Para visualizar o estado do trânsito de um computador ou dispositivo móvel, se deve utilizar outra aplicação também desenvolvida no Java.

O site oficial do programa explica que o aplicativo gratuito prima pela privacidade de seu usuário e torna anônima toda a informação obtida, impedindo que determinado carro seja rastreado e seguido.

Atualmente o software Traffic Pilot funciona em alguns aparelhos Nokia (E71, N95, N96 e E61i) e BlackBerry (Curve 8310, Pearl 8110 e 8830 World Edition), mas poderia ser expandido para funcionar em qualquer equipamento com plataforma Java. Por enquanto, proprietários do iPhone não podem utilizar o aplicativo, algo que deve mudar em breve.

Mas, se você acha que esse tipo de iniciativa pode demorar séculos para chegar ao Brasil, não perca no próximo capítulo, nesse mesmo canal, nesse mesmo horário, abordarei sobre um projeto liderado pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - que está em andamento há mais de 8 anos e desenvolve tecnologias capazes de controlar o trânsito em tempo real.

Fontes:

Nenhum comentário: